quinta-feira, 26 de março de 2009

Catolicismo e aborto, a difícil relação entre o sagrado e o profano

...e Deus disse, “Não matarás”.

Atualmente, o aborto está cada vez mais em evidência na mídia. Grupos feministas apoiam e incentivam a liberdade de escolha de muitas mulheres optarem em terem ou não uma gestação, em contra partida a Igreja Católica, uma das mais conservadoras em relação ao assunto, faz severas críticas e condena quem interrompe a gravidez.

Há pouco tempo, o acerbispo de Petrolina em Pernambuco, excomungou uma equipe médica, os pais e qualquer outra pessoa que teriam participado direta ou indiretamente do aborto realizado em uma menina de apenas nove anos, que fora estuprada pelo padrasto, e ainda corria o risco de perder a vida.

Os ataques da Igreja Católica foram ferozes e até mesmo imbecis. Tendo em vista que o acerbispo afirmou que “crime” de aborto é muito mais grave do que o estupro.

Para efeito de esclarecimento, no Brasil o aborto é garantido por Lei nos casos de violência sexual e risco de morte para a mãe.

Pois bem, o sacerdote entende que o ato de tirar uma vida fere o que manda Deus no Quinto Mandamento, em que diz, “não matarás”. Não estou aqui para discordar da Palavra Santa ou muito menos questionar o que é sagrado, mas sim ter o bom senso de entender que não devemos colocar duas vidas em risco em troca de apenas uma.

Isso sem contar que no caso de estupro, além da vítima ter o psicológico afetado pela vida inteira, a criança que nasceria só fará piorar a situação, pois a mãe que foi violentada terá que conviver dia após dia com o fruto da pior situação que já vivera.

A Igreja Católica antes de se meter nas Leis humanas, deveria começar a se preocupar com a evasão de fiéis e colocar a mão na consciência para relembrar a própria história, quando realizava a chamada “Santa Inquisição”, onde mulheres tidas como bruxas, eram humilhadas, apedrejadas e queimadas vivas, o engraçado nisso tudo é que o Quinto Mandamento não foi levado em conta.

Apesar das declarações infames por parte da Igreja, que defende as regras impostas pelo papado, nada me assusta mais do que ouvir o excelentíssimo presidente da república Luís Inácio Lula da Silva, declarar que é a favor do aborto indiscriminado, como pode ser conferido em vários vídeos disponíveis na internet.

Uma declaração um tanto quanto estúpida, para não dizer que foi extremamente idiota e desastrosa. Atualmente é grande o número de mulheres e meninas que ficam grávidas "sem querer – querendo", com a legalização do aborto indiscriminado esses números só tendem a crescer, ou seja, para que prevenir, se podem tirar depois.

Seria muito mais fácil e barato o Governo incentivar o uso da camisinha, distribuir anticoncepcionais e educar as pessoas, do que legalizar uma "chacina".

Wilson Taveira Guardia.