sábado, 2 de maio de 2009

LUTO

Amigos e leitores, dois fatos me deixaram triste esta semana. Em Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Dois policias militares foram brutalmente assassinados nas primeiras horas da sexta - feira, dia 01/05/2009, sem chance de defesa.

Os marginais utilizaram fuzis para massacrar os pais de família. Foram mais de 40 tiros. Um dos PM's havia se casado apenas há seis meses e deixa uma filinha de 2 anos. Que sem entender o que aconteceu, pode ver pela televisão milhares de pessoas comemorando o Dia do Trabalho, em um país de desempregados.

Todos ali que se divertiam e organizavam o evento, nem se quer deram atenção para estes dois trabalhadores que perderam a vida para defender nossas famílias.

No dia 02 de maio, mais um policial militar da ROTA(Ronda Ostensiva Tobias Aguiar), grupo de elite da polícia paulista, foi brutalmente assassinado, mas desta vez na zona leste de São Paulo. Em visita a namorada em um conjunto habitacional popular, o PM que estava de folga, foi executado pelos marginais na hora do almoço.

Além da tristeza que sinto, sentimento mais do que justificado pela morte brutal dos policiais, tenho medo do que possa acontecer conosco, pois estamos impotentes assistindo pelas janelas de nossas casas o fim dos tempos.

Queria aproveitar e GRITAR uma frase bem clichê "DIREITOS HUMANOS PARA HUMANOS DIREITOS".

Wilson Taveira Guardia.

Outra boa notícia

No último dia 01 de maio, dia do trabalho, aconteceu algo que na minha opinião é tão bom quanto a Lei antifumo, todos os clientes de operadadoras de telefonia fixa ou móvel dentro do estado de São Paulo podem bloquear ligações de telemarketing.

Quantas vezes você leitor do Brasil Atitude já recebeu aquelas ligações em horários inconvenientes que ofertam produtos? Acredito que centenas. Na grande maioria são ligações para vender cursos, serviços de telefonia, banda larga e tv por assinatura.

Sem critério algum as empresas de telemarketing ligam para seu celular ou telefone residencial à qualquer hora do dia ou da noite, já que algumas consideram 21:30 horário comercial ou sábado logo às 8 horas da matina(ninguém merece). Tudo para vender algo que você muitas vezes nem sabe o que é ou não tem o menor interesse em comprar.

O que dá mais raiva é que os atentendentes robotizados(coitados), desembestam a falar sem parar sem respirar(não sei como conseguem, tadinhos) e mesmo você dizendo NÃO quero, NÃO me interessa ou simplesmente um NÃO bem sonoro, os robôs continuam tagarelando. Claro que como somos pessoas educadas pedimos por gentiliza para pouparem saliva, mas não adianta, parece que isso só faz aumentar a gana de vender.

O discurso roteirizado faz com que os atendentedes tenham sempre uma "boa" opção para o futuro cliente, promoções, planos super ecônomicos, brindes entre outros artifícios para tentar convencer a pessoa que está do outro lado da linha, diga se de passagem, de saco cheio, e com a orelha vermelha de tanto ouvir "abobrinha". Depois de uns 15 minutos(sendo modesto) você consegue dizer que NÃO quer porcaria nem uma, então a ligação é finalizada com gentiliza, a empresa tal, agradece sua atenção.

Aí é que começa o perigo, pode ter certeza que dentro de alguns dias um outro "robô atendente" vai ligar para te encher e vender o mesmo produto que já foi ofertado anteriormente, mesmo que você informe que NÃO tinha interesse e que continua NÃO tendo, vem toda a ladainha de novo, antes que eu me esqueça, nem pense em desligar, pois o chato vai te ligar em seguida dizendo na "maior cara de pau", desculpe senhor(a) a ligação caiu...

O impressionante é, caso você aceite comprar o produto ou contratar o serviço ofertado, e futuramente precisar fazer alguma reclamação ou cancelamento, você sofrerá e muito, te deixarão na linha esperando ou você será gentilmente informado que no momento o serviço está indisponivel e por isso não podem realizar a solicitação.

Agora deixo duas dicas para acabar com esse abuso.

1ª - Quando receber ligações de telemarketing diga o seguinte: "Sua ligação é muito importante para mim, aguarde um momento que já vou lhe atender" ou fale: "Obrigado(a) por ter ligado, estava me sentindo tão só hoje".

2ª - Agora se quiser uma solução concreta pra resolver o problema, basta cadastrar todos os telefones em seu nome, que estão devidamente registrados dentro do estado de São Paulo no endereço eletrônico www.procon.sp.gov.br/bloqueiotelef/. Após 30 dias corridos do cadastro, todos os números inscritos no site deixarão de receber ligações de telemarketing que vendem produtos ou serviços.

É importante ressaltar que cobranças e ligações pedindo doações estão liberadas, desde que sejam feitas dentro do horário comercial.

Wilson Taveira Guardia

Boa notícia

Caros amigos e leitores do Brasil Atitude, tenho o imenso prazer em dizer que o fumo está com os dias contados, pelo menos é o que rege a Lei estadual de São Paulo, na qual restringe o fumo em locais de uso coletivo, seja ele público ou privado.

Finalmente poderei ir em uma discoteca ou barzinho sem voltar para casa com as camisas furadas por causa das brasas de cigarro ou fedendo a tabaco e seus derivados. Isso sem contar que os não fumantes poderão respirar um ar mais puro, livre das toxinas liberadas pelos cigarros.

Muitos fumantes aprovam a Lei, mas existem determinados fulanos que preferem torcer o nariz sob a alegação de que o Governo paulista está tirando o livre arbítrio do cidadão. Talvez se estes críticos de plantão fossem um tanto quanto inteligentes, não fumariam, já que o cigarro causa sérios problemas à saúde. Mas se preferem se matar, tudo bem, poderão fumar em suas casas ou em lugares ao ar livre, com isso poderão definhar aos poucos, sem levar outras pessoas para o "buraco" junto com eles.

As Leis estão aí para melhorarem a qualidade de vida de muitas pessoas, ou seja devem ser cumpridas e não discutidas.

Devemos nos atentar para a seguinte informação em relação a Lei antifumo, que além dos locais supra citados, fica proibido o uso de fumo ou derivados do tabaco dentro de viaturas policias e ambulâncias.

A Lei aprovada em sete de abril de 2009, terá 90 dias para entrar em vigor, após a publicação em Diário Oficial, até lá os locais públicos e privados de uso coletivo poderão se adequar a nova regulamentação.

É importante ressaltar que não haverá punição para o fumante, mas os locais que permitirem o uso de cigarros e derivados do tabaco poderão sofrer multas e até mesmo a lacração. A Lei também prevê que o Estado de São Paulo disponibilize medicamentos e dê assistência médica para quem quer se livrar do vício.

Os clientes e trabalhadores de qualquer empresa que se sentirem prejudicados pelo fumo alheio, poderão recorrer aos órgãos de vigilância sanitária estadual ou aos Procons municipais para pedir providências.

Wilson Taveira Guardia