No último dia 01 de maio, dia do trabalho, aconteceu algo que na minha opinião é tão bom quanto a Lei
antifumo, todos os clientes de
operadadoras de telefonia fixa ou móvel dentro do estado de São Paulo podem bloquear ligações de
telemarketing.
Quantas vezes você leitor do
Brasil Atitude já recebeu aquelas ligações em horários
inconvenientes que ofertam produtos?
Acredito que centenas. Na grande maioria são ligações para vender cursos, serviços de telefonia, banda larga e
tv por assinatura.
Sem critério algum as empresas de
telemarketing ligam para seu celular ou telefone residencial à qualquer hora do dia ou da noite, já que algumas consideram 21:30 horário comercial ou s
ábado logo às 8 horas da matina(ninguém merece). Tudo para vender algo que você muitas vezes nem sabe o que é ou não tem o menor interesse em comprar.
O que dá mais raiva é que os
atentendentes robotizados(coitados),
desembestam a falar sem parar sem respirar(não sei como conseguem,
tadinhos) e mesmo você dizendo NÃO quero, NÃO me interessa ou simplesmente um NÃO bem sonoro, os robôs continuam tagarelando. Claro que como somos pessoas educadas pedimos por gentiliza para pouparem saliva, mas não adianta, parece que isso só faz aumentar a gana de vender.
O discurso
roteirizado faz com que os
atendentedes tenham sempre uma "boa" opção para o futuro cliente, promoções, planos super
ecônomicos, brindes entre outros artifícios para tentar convencer a pessoa que está do outro lado da linha, diga se de passagem, de saco cheio, e com a orelha vermelha de tanto ouvir "
abobrinha". Depois de uns 15 minutos(sendo modesto) você consegue dizer que NÃO quer porcaria nem uma, então a ligação é finalizada com gentiliza, a empresa tal, agradece sua atenção.
Aí é que começa o perigo, pode ter certeza que dentro de alguns dias um outro "robô
atendente" vai ligar para te encher e vender o mesmo produto que já foi ofertado anteriormente, mesmo que você informe que NÃO tinha interesse e que continua NÃO tendo, vem toda a ladainha de novo, antes que eu me esqueça, nem pense em desligar, pois o chato vai te ligar em seguida dizendo na "maior cara de pau", desculpe senhor(a) a ligação caiu...
O
impressionante é, caso você aceite comprar o produto ou contratar o serviço ofertado, e futuramente precisar fazer alguma reclamação ou cancelamento, você sofrerá e muito, te deixarão na linha esperando ou você será gentilmente
informado que no momento o serviço está
indisponivel e por isso não podem realizar a solicitação.
Agora deixo duas dicas para acabar com esse abuso.
1ª - Quando receber ligações de
telemarketing diga o seguinte: "Sua ligação é muito importante para mim, aguarde um momento que já vou lhe atender" ou fale: "Obrigado(a) por ter ligado, estava me sentindo tão só hoje".
2ª - Agora se quiser uma solução concreta pra resolver o problema, basta cadastrar todos os telefones em seu nome, que estão devidamente registrados dentro do estado de São Paulo no endereço
eletrônico www.procon.sp.gov.br/bloqueiotelef/. Após 30 dias corridos do cadastro, todos os números inscritos no site deixarão de receber ligações de
telemarketing que vendem produtos ou serviços.
É importante ressaltar que cobranças e ligações pedindo doações estão liberadas, desde que sejam feitas dentro do horário comercial.
Wilson Taveira
Guardia