sexta-feira, 9 de julho de 2010

O que foi a Revolução de 32?

O Brasil Atitude, o blog de quem tem atitude e patriotismo explica para você leitor o que foi a Revolução Constitucionalista de 1932 ou simplesmente a Guerra Paulista.

Ocorrida no Estado de São Paulo entre os meses de julho e outubro de 1932, o movimento armado tinha como objetivos derrubar o Governo Provisório do então presidente da república Getúlio Vargas e conseguir a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

Tudo isso, não passou de uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia que os estados tinham durante a vigência da Constituição de 1891.

A revolução de 30 impediu a posse do governador de São Paulo, Júlio Prestes, à presidência da República e tirou do poder o presidente Washington Luís, que fora governador de São Paulo anos antes, dando assim um ponto final à República Velha.

O dia 9 de julho então marca o início da Revolução de 1932, que terminou em 4 de outubro do mesmo ano (com a rendição paulista nos dois últimos dias), deixando 934 revolucionários mortos, segundo dados oficiais, mas para os combatentes os números são bem maiores, podendo passar dos 2 mil. Além destes dados não há números de baixas civis, e até os dias de hoje, nunca foram reveladas as quantidades de óbitos das tropas federais.

Este fato histórico foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último conflito armado ocorrido no Brasil.Feriado

O dia 9 de julho, Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, foi instituído como feriado em todo o Estado de São Paulo pela Lei estadual 9.497, promulgada em 5 de março de 1997, pelo então governador paulista Mário Covas.

*Imagens extraídas do site Wikipédia