quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Corrupção em crime hediondo seria esta a piada do ano?


No dia Internacional de Combate a Corrupção e com denúncias de putrefação pipocando por todo o país, o nosso ilustre presidente da república que nunca vê nada de errado(na base aliada) decidiu encaminhar ao circo, quero dizer, ao Congresso Nacional,(pensando bem é uma ofensa aos profissionais circenses fazer uma comparação dessas, desculpe) projeto de Lei que torna crimes de corrupção pelo país em hediondos quando cometidos por 'altas autoridades'.

Segundo o projeto de Luiz Inácio Lula da Silva, autoridades com poder decisório e ocupantes de cargos elegíveis que cometerem crimes de corrupção ativa, passiva, concussão e o peculato serão julgados por crime hediondo, ou seja, será inafiançável e abre possibilidade para prisão temporária de até 60 dias.

O projeto encaminhado para os 'para lamentar', ops, parlamentares nunca será aprovado, já que segundo a matéria, o presidente da república, deputados, senadores, governadores, prefeitos, vereadores, presidentes e diretores de estatais poderão pegar no mínimo oito anos de detenção.

Mas o próprio Lula é descrente em relação ao texto, já que afirmou ao site G1 que a Lei pode não resolver nada. “Essa lei, espero que o Congresso discuta e aprove. Ela envolve todas as instâncias de poder no Brasil, pode ser que não resolva, mas se o Congresso aprovar pode ser que a gente comece a passar para sociedade a ideia de que não tem impunidade. Hoje, as pessoas veem que o cara que rouba um pãozinho vai preso e quem rouba um milhão não vai preso. Essa consciência está muito forte nas pessoas. Não é a única saída, mas é mais um degrau na escalada de combate à safadeza com o dinheiro público no país”.

O presidente afirmou que a Lei está sendo criada para passar a ideia de que não existe impunidade(fala sério né, literalmente o Lula está chamando o povo de burro e ignorante). Leis não tem que transmitir ideias e dar sensações de punições, elas devem ser aplicadas e cumpridas.


Em outra declaração Lula afirma que muitas vezes o corrupto é justamente quem mais ataca a corrupção e tem “cara de anjo”. “A corrupção é difícil de descobrir, às vezes o corrupto tem cara de anjo, é aquele que mais fala contra a corrupção, o que mais acusa, porque ele acha que não vai ser pego. Às vezes a arapuca pega o passarinho”, afirmou ao site G1. Esta afirmação, talvez, seja um tiro no próprio pé, no caso o pé do PT. O Partido(o mais partido de todos) dos Trabalhadores(que não trabalham) que sempre diz “nunca na história deste país” se combateu tanto a corrupção. Prefiro não comentar, já que, para bom entendedor meia palavra basta.

Na época do mensalão e dinheiro na cueca de sua base aliada, Lula preferia dizer que não sabia ou nada via, mas bastou um deslize da oposição, como no caso do Governador do DEM, para que projetos de punições aos corruptos viesse à tona. Isso é querer jogar a sujeira para de baixo do tapete e dizer que dentro da própria casa não tem problemas.

"Por favor o último que sair apague a luz, afinal prefiro viver na escuridão da luz do que viver na escuridão da ignorância".
Fotos: Agência Brasil

Wilson Taveira Guardia