sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ponte da Av. dos Estados será entregue em abril

O DAEE, Departamento de Águas e Energia Elétrica do estado de São Paulo investiu mais R$ 2,5 milhões na obra sobre a ponte da rua do Ouro e Av. dos Estados.

A intervenção visa diminuir os alagamentos na região aumentando a vazão do rio. A antiga ponte, além de estar em péssimo estado de conservação causa estrangulamento no fluxo de água do Tamanduateí. O canal do rio tem 22 metros de largura no trecho de São Caetano e Santo André, enquanto o vão da ponte tem apenas 15 metros.

Com a eliminação do ponto de estrangulamento a capacidade de vazão vai aumentar, e consequentemente o risco de alagamentos irá diminuir ou até zerar em alguns trechos, pelo menos é o que garante o DAEE em nota oficial. A autarquia estadual informa que a fluidez do rio passará de 80 para 120 mil litros de água por segundo.

A nova ponte terá 23 metros de comprimento por 17 de largura e contará com quatro faixas de rolamento para os veículos e calçadas para pedestres.

Segundo o DAEE a obra teve início na segunda quinzena de novembro de 2010 e a previsão é entregá-la em abril deste ano.

(Wilson Taveira Guardia)

Obra difuculta acesso a zona leste da capital

Com a obra, motoristas e motocilcistas que precisam se deslocar até o Parque São Lucas e Vila Alpina pela rua Costa Barros, em São Paulo, são obrigados a rodarem cerca de dois quilômetros para fazerem o retorno na Av. da Paz em Santo André.

Além de aumentar os custos com combustível, em horário de pico, a viagem fica ainda mais demorada. A partir das 17 horas, transitar pela avenida dos Estados até a da Paz em Santo André não é nada fácil.

A grande quantidade de veículos faz com que o trajeto de ida e volta que normalmente é feito em no máximo 15 minutos passe a ser realizado em 40 minutos ou mais .

Para piorar a situação os ônibus circulares Califórnia, que atendem o bairro Prosperidade, afunilam ainda mais o tráfego na avenida dos Estados para conseguirem cumprir seus entinerários.

No entrono das pontes de retorno de Santo André, também acontecem obras de reaparos na via. Essa situação só faz tornar caótica a fluidez do trânsito na região.

Para tentar contornar esse problema motoristas irresponsáveis entram na contramão na ponte da rua São José, principalmente ao finais de semana e na madrugada, dias e horários que o tráfego é menos intenso. Agora sem se importarem com as Leis de trânsito e muito menos com a segurança, motociclistas a todo instante fazem a conversão como se ali fosse permitido.

Atenção e reponsabilidade no trânsito nunca é de mais.
                               
                                 Foto: Wilson Taveira Guardia.
Ponte sobre o rio Tamanduateí, avenidas dos Estados com rua do Ouro.
Wilson Taveira Guardia

Finalmente, CDHU vai sortear apartamentos no Prosperidade

Agora é pra valer. O sorteio dos 97 apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano(CDHU), que estão em fase final de  construção no bairro, acontecerá no próximo dia 12 de março, às 11h, no Estádio Municipal Anacleto Campanella(Avenida Walter Thomé, nº 64, no Bairro Olímpico).

A obra é fruto de uma parceria da prefeitura com o governo do estado.

São mais de dez mil famílias inscritas, média de 111 pessoas por apartamento, que receberão uma senha pelo Correio e deverão depositá-la nas urnas no dia do evento.  Uma lista com os contemplados será afixada na Prefeitura após o sorteio.

Do total de apartamentos, 7% são destinados a famílias com portadores de deficiências, 5% a idosos e 4% a policiais ou agentes penitenciários inscritos.

São 58 apartamentos de 44,73 m² com 2 dormitórios, sala, cozinha e banheiro, e 39 com 3 dormitórios e 60,02 m².

O condomínio também terá área de lazer, quadra poliesportiva, playground, estacionamento e centro de apoio com salão de festas, copa, cozinha, banheiro e vestiários. Os moradores do condomínio popular também contarão com a individualização da água, cada apartamento pagará apenas o que consumir.

Os contemplados que tiverem a documentação aprovada, segundo critérios do edital poderão ter até 50% do saldo custeado pelo Gover no Estado.

Demais valores poderão ser financiados e liquidados em até 320 meses.

    Foto: Wilson Taveira Guardia.
Prédios do CDHU no bairro Prosperidade.

Wilson Taveira Guardia