sábado, 2 de maio de 2009

Outra boa notícia

No último dia 01 de maio, dia do trabalho, aconteceu algo que na minha opinião é tão bom quanto a Lei antifumo, todos os clientes de operadadoras de telefonia fixa ou móvel dentro do estado de São Paulo podem bloquear ligações de telemarketing.

Quantas vezes você leitor do Brasil Atitude já recebeu aquelas ligações em horários inconvenientes que ofertam produtos? Acredito que centenas. Na grande maioria são ligações para vender cursos, serviços de telefonia, banda larga e tv por assinatura.

Sem critério algum as empresas de telemarketing ligam para seu celular ou telefone residencial à qualquer hora do dia ou da noite, já que algumas consideram 21:30 horário comercial ou sábado logo às 8 horas da matina(ninguém merece). Tudo para vender algo que você muitas vezes nem sabe o que é ou não tem o menor interesse em comprar.

O que dá mais raiva é que os atentendentes robotizados(coitados), desembestam a falar sem parar sem respirar(não sei como conseguem, tadinhos) e mesmo você dizendo NÃO quero, NÃO me interessa ou simplesmente um NÃO bem sonoro, os robôs continuam tagarelando. Claro que como somos pessoas educadas pedimos por gentiliza para pouparem saliva, mas não adianta, parece que isso só faz aumentar a gana de vender.

O discurso roteirizado faz com que os atendentedes tenham sempre uma "boa" opção para o futuro cliente, promoções, planos super ecônomicos, brindes entre outros artifícios para tentar convencer a pessoa que está do outro lado da linha, diga se de passagem, de saco cheio, e com a orelha vermelha de tanto ouvir "abobrinha". Depois de uns 15 minutos(sendo modesto) você consegue dizer que NÃO quer porcaria nem uma, então a ligação é finalizada com gentiliza, a empresa tal, agradece sua atenção.

Aí é que começa o perigo, pode ter certeza que dentro de alguns dias um outro "robô atendente" vai ligar para te encher e vender o mesmo produto que já foi ofertado anteriormente, mesmo que você informe que NÃO tinha interesse e que continua NÃO tendo, vem toda a ladainha de novo, antes que eu me esqueça, nem pense em desligar, pois o chato vai te ligar em seguida dizendo na "maior cara de pau", desculpe senhor(a) a ligação caiu...

O impressionante é, caso você aceite comprar o produto ou contratar o serviço ofertado, e futuramente precisar fazer alguma reclamação ou cancelamento, você sofrerá e muito, te deixarão na linha esperando ou você será gentilmente informado que no momento o serviço está indisponivel e por isso não podem realizar a solicitação.

Agora deixo duas dicas para acabar com esse abuso.

1ª - Quando receber ligações de telemarketing diga o seguinte: "Sua ligação é muito importante para mim, aguarde um momento que já vou lhe atender" ou fale: "Obrigado(a) por ter ligado, estava me sentindo tão só hoje".

2ª - Agora se quiser uma solução concreta pra resolver o problema, basta cadastrar todos os telefones em seu nome, que estão devidamente registrados dentro do estado de São Paulo no endereço eletrônico www.procon.sp.gov.br/bloqueiotelef/. Após 30 dias corridos do cadastro, todos os números inscritos no site deixarão de receber ligações de telemarketing que vendem produtos ou serviços.

É importante ressaltar que cobranças e ligações pedindo doações estão liberadas, desde que sejam feitas dentro do horário comercial.

Wilson Taveira Guardia

Um comentário:

  1. Grande post Will! Eu considero essa lei um verdadeiro marco na defesa dos direitos do consumidor. Eu sou uma das vítimas constantes dessas atrocidades das empresas de telemarketing. Só acho que deveriam ter incluído "entidades beneficentes" na lista, pois vira e mexe liga alguém da LBV, da "Casa dos Cegos", ou muitas outras, querendo doações. Se esse povo fosse incluído na lista, meu telefone se tornaria a linha mais calma do planeta, já que 99% das ligações que recebo são de telemarketing...

    Cláudio Strajac

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