sábado, 2 de maio de 2009

Boa notícia

Caros amigos e leitores do Brasil Atitude, tenho o imenso prazer em dizer que o fumo está com os dias contados, pelo menos é o que rege a Lei estadual de São Paulo, na qual restringe o fumo em locais de uso coletivo, seja ele público ou privado.

Finalmente poderei ir em uma discoteca ou barzinho sem voltar para casa com as camisas furadas por causa das brasas de cigarro ou fedendo a tabaco e seus derivados. Isso sem contar que os não fumantes poderão respirar um ar mais puro, livre das toxinas liberadas pelos cigarros.

Muitos fumantes aprovam a Lei, mas existem determinados fulanos que preferem torcer o nariz sob a alegação de que o Governo paulista está tirando o livre arbítrio do cidadão. Talvez se estes críticos de plantão fossem um tanto quanto inteligentes, não fumariam, já que o cigarro causa sérios problemas à saúde. Mas se preferem se matar, tudo bem, poderão fumar em suas casas ou em lugares ao ar livre, com isso poderão definhar aos poucos, sem levar outras pessoas para o "buraco" junto com eles.

As Leis estão aí para melhorarem a qualidade de vida de muitas pessoas, ou seja devem ser cumpridas e não discutidas.

Devemos nos atentar para a seguinte informação em relação a Lei antifumo, que além dos locais supra citados, fica proibido o uso de fumo ou derivados do tabaco dentro de viaturas policias e ambulâncias.

A Lei aprovada em sete de abril de 2009, terá 90 dias para entrar em vigor, após a publicação em Diário Oficial, até lá os locais públicos e privados de uso coletivo poderão se adequar a nova regulamentação.

É importante ressaltar que não haverá punição para o fumante, mas os locais que permitirem o uso de cigarros e derivados do tabaco poderão sofrer multas e até mesmo a lacração. A Lei também prevê que o Estado de São Paulo disponibilize medicamentos e dê assistência médica para quem quer se livrar do vício.

Os clientes e trabalhadores de qualquer empresa que se sentirem prejudicados pelo fumo alheio, poderão recorrer aos órgãos de vigilância sanitária estadual ou aos Procons municipais para pedir providências.

Wilson Taveira Guardia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso.

Mensagens de baixo calão, citações preconceituosas ou descriminatórias, além de ofensas pessoais NÃO serão aceitas.

O Brasil Atitude tem como objetivo debater assuntos acerca de um determinado tema pré estabelecido, seja ele de repercussão ou não. Fica a critério do blog Brasil Atitude, excluir comentários que não tenham o objetivo claro de criar discussões sobre o tema abordado.

Dicas, dúvidas, sugestões e críticas ao Brasil Atitude, deverão, única e exclusivamente serem feitas por e-mail. Todas as mensagens recebidas serão lidas e respondidas.

O administrador do Brasil Atitude, caso venha a acatar as dicas, dúvidas, sugestões ou críticas, serão postadas, para compartilhamento com os demais leitores.

Grato pela compreensão e atenção.

Brasil Atitude, o blog de quem tem Atitude.